Temido por muitos, o tubarão branco pertence à lista de espécies em vias de extinção devido à caça para satisfazer a procura da sopa de barbatana de tubarão, especialmente no continente asiático. Tem uma das mais baixas taxas de procriação entre os peixes.
Algumas características do tubarão branco:´
Tamanho: Podem atingir 7,5 metros de comprimento
Peso: Até 2,5 toneladas
Alimentação: Come peixes em geral. Adora leões marinhos e focas. Podem comer tubarões mais fracos ou mais velhos. Os humanos não fazem parte da sua alimentação, os tubarões mais velhos sabem identificar isso. Eles comem também pequenas baleias, tartarugas marinhas, e animais mortos que flutuam na água.
Encontram-se no topo da cadeia alimentar, apenas sendo ultrapassados pelas orcas, as ''Baleias Assassinas''.
Reprodução: São ovíparos e geram de 2 a 14 ''filhos'' completamente formados que podem chegar a 1,5 metros de comprimento. Eles tem que saber se defender sozinhos mesmo antes de nascer, logo após o nascimento, nadam para longe da mãe.
Habitat: É um dos tubarões com maior distribuição. Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores.
Medidas de Protecção: O grande tubarão branco ainda sofre caçadas assassinas por todos os oceanos onde habita e corre um sério risco de extinção. A África do Sul e a Austrália foram dos primeiros países a lançar programas de protecção a este magnífico predador, que está em perigo.
Este foi um resumo de algumas características do tubarão branco. Esperamos que tenham ficado a conhecer melhor o tubarão branco!